quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Noveleiras!

Bem, como todas vocês devem saber, segunda-feira estreou mais um folhetim no horário nobre da Rede Globo... Fina Estampa!



Para fugir um pouco dos posts costumeiros que falam sobre esmaltes, roupas, sapatos e afins resolvi trazer a crítica, feita pela jornalista Patrícia Kogut, à nova novela das 9.

"Aguinaldo Silva e Wolf Maya prometeram uma novela solar e alegre. E entregaram. “Fina estampa”, estreia de anteontem no horário nobre da TV Globo, abriu com um passeio de câmera por uma mata do Rio até desembocar na Praia da Barra, bairro onde toda a ação está ambientada. Majoritariamente composto de sequências externas, o primeiro capítulo — tradicionalmente de apresentação dos personagens — foi um coletivo de trabalhadores despertando e começando seu dia de atividades. Aguinaldo Silva, um autor que sempre escreveu para as 21h e conhecido, entre outros méritos, por ter fundado um universo em que trabalhou com elementos do realismo mágico e regionalismos, agora envereda por uma história urbana, realista. A adoção da Barra como cenário é uma boa ideia; trata-se de um ambiente ainda pouco explorado nas telenovelas. De cara, além da praia e de um casarão (dos personagens de Christiane Torloni e Dalton Vigh), viu-se um pouco da Barrinha e das casinhas modestas perto do Quebra-Mar. Nada de shoppings ou academias de ginástica, tão associados ao lugar.

Lilia Cabral é Griselda, vulgo Pereirão, uma versão madura da Cinderela. É útil “como um marido prestativo” (sua alcunha é “marido de aluguel”), mãe de pelo menos um rapaz de caráter duvidoso, Antenor (Caio Castro, bem no papel), com quem deverá ter sérios conflitos. Todo mundo conhece o imenso talento da atriz. Por isso, ela poderia surgir com uma caracterização menos literal. O mesmo vale para seu gestual masculinizado. Lilia não precisa desses recursos, conhece os caminhos da sutileza como poucos atores brasileiros. Ainda assim, fez bonito em cena e sua Griselda enterneceu. Se “perua” é um termo para designar uma mulher que sobrevoa a realidade, a Teresa Cristina de Christiane Torloni é uma perua que já pousou em algum terreno pertencente apenas à ficção. Com isso, a atriz não só mostrou domínio total
sobre sua personagem como atribuiu a ela um certo humor que caiu bem. Muito bem também esteve Marcelo Serrado. O papel dele, o mordomo Crô, é a expressão concreta do perigo: poderia facilmente cair no baralhão da chanchada, misturando-se a milhões de “Crôs” dos programas humorísticos. Mas o ator se socorreu nos pequenos gestos e brilhou.

Neste capítulo de apresentação houve luz à vontade, ritmo e o espectador ficou contagiado com a atividade empreendedora dos personagens que se estendeu por todos os blocos. Mas ainda falta Aguinaldo apresentar os pontos de tensão de sua história. São eles, também — às vezes, principalmente eles —, o seu motor. Como não se trata de um autor afeito a folhetins apenas contemplativos, agora é uma questão de esperar para ver."

E então? Será que vai ser boa?
Eu, infelizmente, faço faculdade no período da noite e quase nunca consigo assistir à novela :(

Beijo grande!

Bárbara Lopes.


34 comentários:

  1. Eu tÔ apostando...os atores são ótimos, agora vamos ver a história...por enquanto ainda não achei uma novela melhor do que Mulheres Apaixonadas e Senhora do Destino, para mim, as duas melhores dos últimos tempos!! Beijão!!

    Alyne Ramos
    www.blogestilomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não curto mt novela, talvez por não ter tempo de acompanhar!
    http://http://girlssthings.blogspot.com/
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  3. EU TO AMANNNDO ESTA NOVELA!

    theglossglam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. HAHA, não assisto novelas, rs...Acompanho os looks nos blogs apenas. Beijos*

    ResponderExcluir
  5. Não vi sequer 1 capitulo dessa outra que acabou semana passada (nem lembro o nome...)
    as unicas novelas que me chamam atenção são as que abordam outras culturas (tipo O Clone, Caminho da Indias...)

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pela visitinha lá no blog!
    Você será sempre muito bem vinda!
    Tem post novo, passa lá ;)
    http://prizmend.blogspot.com

    Super beijo, Pri

    ResponderExcluir
  7. Voltei!
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer do fundo do meu coração o carinho e o cometário que você deixou lá no Blog nesse momento delicado pelo qual estou passando.
    Estou gostando dessa novela
    Beijos
    Rose

    ResponderExcluir
  8. Amiga vou assistir por vc tá depois te conto,rsrs.

    Participem Sorteio(BB Cream),seja bem vinda:
    http://licoisasfemininas.blogspot.com/

    Beijokas.

    ResponderExcluir
  9. É quase que raro eu gostar de uma novela a partir do primeiro capítulo e com essa foi assim! Parece q vai ser boa!!

    Tá rolando o sorteio de um colar banhado a prata no meu blog, participem!

    Beijos

    http://magicafeminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Pena que neste horário eu estou na escola!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, não vejo muito novela, mas parece legal.
    Tem um post novo no blog, comenta?

    Beijos!
    meianoiteequinze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amo novelas, e acho que a das 9 vai ser muito boa!
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi !
    Eu já adorei a novela!
    Hoje vim também alem de pedir que você me visite para te dizer:
    Obrigada por ME VISITA, e por fazer parte da minha alegria de completar hoje a marca de 100 seguidoras!
    http://derosasoalgumascoisas.blogspot.com/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. eu adoroo novelas!

    adoro mesmo,eu sou uma noveleir assumida hihi


    http://noestilo-damoda.blogspot.com/

    @noestilo_damoda

    ResponderExcluir
  15. Eu não consigo perder um capítulo de Fina Estampa (mesmo estando na primeira semana ainda)
    Acho que vai ser muito booa, muito mesmo. kk

    BeijosdaAnne *-*

    ResponderExcluir
  16. Nossa eu assiti muito boa mesmo cada estilo de roupas meu Deus e a abertura muito linda e amos ver e tem otimos artistas que são bons no que fazem que penna que voce não possa ver mas um otimo dia para voce dá uma passadinha no meu blog *-*
    www.dettinhaesperta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi!!
    assisti um capitulo!!
    parece mto legal!!!

    bjoooooooo
    http://castro-pri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto de ver novela,mas não sou noveleira.Talvez vou assistir esta,talvez.

    ResponderExcluir
  19. Olá..adorei sua visita la no meu blog. Bom eu sou noveleira nata...eheheh..vejo todass no horario da noite kkkk..e estou gostando muito de fina estampa!!!Já estou te seguindo viu!! BJOO

    www.meninadisorte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Acho que ainda ñ dá pra saber....
    mas vamos torcer que sim neah!
    Bjinhos
    Blog da Tainara
    http://portainara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. nem gosto de novela =x mas qnd vc fizer um post de séries eu vou amaaar-lo!hahahaha enfim,tbm amei aqui!Seguida <3

    ResponderExcluir
  22. Olha... a melhor coisa de trabalhar à noite é não ficar afixionada por novelas. rsrs
    Mas enfim... sempre fico de olho nas tendêncis e modas que as novelas lançam. Vida de blogueira!!! rsrs

    Flôr, obrigada por sua visita ao Vai Garota!. Seja sempre bem-vinda. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  23. Tipo, detesto a GLOBO e principalmente as NOVELAS, então.. Esta será mais uma que CONCERTEZA não verei kkkkkkk³

    Bjinhos flôr ;*

    Pâm
    http://chiqueatodaprova.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. de repente me sinto deslocada.. não sei nada de novelas hahaaha
    não tenho mta paciencia :)

    http://themariproject.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Qualquer coisa pode ser melhor do que Insensato Coração.

    ResponderExcluir
  26. eu to aodrando essa novela.
    nao gosto muito
    assisto poco tv
    mais to gostando dessa novela
    adorei o post
    obrigada pela visita em meu blog volte sempre
    a tem 2 sorteio lá

    bjoos

    http://thaa03.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. #Pereirão, #Grizelda e #LilianCabral são top3 no trend topics de noite a semana toda...
    Tô assistindo, vamos ver qual vai ser, né!?
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Não sou fã de novelas, só via Insensato.

    ResponderExcluir
  29. Adorei o post!

    Te espero no Star Fashion!!!

    http://simararosado.blogspot.com/

    BeeeijO!

    ResponderExcluir
  30. Sou muito de novelas não ... mas a novela é sempre boa pra quem pode acompanhar todos os dias né!


    Beijos ...
    Ótimo final de semana !

    Elaine

    http://useihoje.blogspot.com
    "Venha comemorar com a gente ...
    participe dos sorteios do blog"

    ResponderExcluir
  31. oiii
    passei, amei e tô seguindo!!!!
    segue meu blog tbm, tá rolando dois sorteios por lá!
    beijão!
    http://meribriao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Flor, amei essa novela.. estou vendo todos os dias.. LOVE! hehehe

    Beijos

    Bruna Heller

    ResponderExcluir
  33. Olá amadaaas!
    Desculpem a demora e a ausência, mas já retribuí todos os comentários!
    Beijooo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Obrigada pela visita!