segunda-feira, 14 de março de 2011

Enterro dos Ossos

Para dar uma descontraída do post anterior, vim trazer a minha crítica ao Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Sei que o Carnaval já passou há uma semana, mas estive lendo as notícias do Desfile das Campeãs que aconteceu na noite deste sábado e fiquei chocada, portanto vim aqui dividir minha indignação com vocês!
Na verdade a minha crítica é direcionada aos jurados que deram a vitória deste ano à Beija-Flor de Nilópolis!
POR FAVOR! Por que vocês fizeram isso queridos? Só porque a Escola homenageou o cantor Roberto Carlos?
Oukey! Concordo que ele é "o Rei", faz sucesso e está nas paradas há anos, mas vamos combinar que isso não é um motivo suficiente para que a agremiação leve para casa o título de campeã sem realmente merecê-lo!
Quem teve a oportunidade de assistir aos desfiles ou simplesmente de acompanhar uma reportagem sobre, percebeu que tiveram desfiles MUITO mais bonitos e emocionantes do que o desfile da Beija-Flor!
Alguns deles, na minha opinião, foram das escolas a seguir:

O Salgueiro, que tinha como enredo o cinema no Rio de Janeiro estava belíssimo, mesmo com seus minutos de atraso para cruzar a Sapucaí. Desfilou alguns clássicos do cinema brasileiro como Tropa de Elite e Central do Brasil, sem esquecer de sucessos Hollywoodianos como King Kong.

Carro alegórico da Acadêmicos do Salgueiro retrata passagens sobre o cinema.
Carro Alegórico que tinha o temido King Kong junto da torre do filme Central do Brasil.

A Mocidade de Padre Miguel também fez um lindo desfile, com o enredo “Parábolas dos divinos semeadores”, a escola levou para a avenida elementos naturais, como o trigo e a pinha, falando das festas pagãs e cristãs que celebravam as riquezas da terra. 

Carro Alegórico da Agremiação chegando à Apoteóse.




Os ritmistas da Mocidade vieram fantasiados de Faunos.
A Grande Rio, que trazia o enredo “Y-Jurerê Mirim: a encantadora Ilha das Bruxas (um conto de Cascaes)”, levando para a Marquês de Sapucaí uma homenagem à capital catarinense de Florianópolis. Bruxas, lobisomens e boitatás faziam parte do universo que a escola retratou na Avenida ao contar a história da cidade. Infelizmente a escola não participou da corrida pelo título de campeã por ter sido uma das agremiações que teve seu barracão incendiado 20 dias antes do desfile.

Integrante da Comissão de frente da escola.



O carro alegórico trazia uma bruxa com seu caldeirão, como dizia o samba-enredo: "O caldeirão vai ferver".

A Portela que exaltava a bravura e o destemor dos navegantes, com seu enredo falando de mitos, monstros e criaturas das profundezas do mar, fez um desfile LINDO. Uma pena a escola também não ter sido julgada por conta do incêndio.

Carro alegórico trazia as criaturas do fundo do mar.






Foliões caracterizados de Peixes e a foliã, destaque de chão da escola.

E agora a MELHOR de todas, Unidos da Tijuca!
Foi o desfile mais lindo de todos, sem sombra de dúvida. 
A escola tratou do medo no cinema, com o enredo  "Esta noite levarei sua alma", e mais uma vez inovou no sambódromo, trazendo carros alegóricos muito diferentes e inesperados. Sem contar nas coreografias minusciosamente sincronizadas que deram um toque mais do que especial ao desfile!
Uma grande injustiça a escola não ter sido campeã novamente, qualquer telespectador, quando perguntado sobre a performance da Unidos da Tijuca, vai responder a mesma coisa: Magnífica e digna de levar a taça de campeã para casa!

A comissão de frente da Tijuca contou com 15 bailarinos e usou um truque de ilusionismo, fazendo parecer que os "zumbis" tinham tirado a cabeça do corpo.

Carro alegórico trouxe o filme Avatar para a Sapucaí. Os foliões fizeram uma coreografia durante todo o desfile e estavam caracterizados como seres Na´Vi.




Outro carro alegórico, trazia o sucesso Harry Potter, e continha uma mesa gigante cheia de guloseimas e bruxinhos sentados à volta, lembrando o salão principal de Hogwarts.

Sinceramente meus amados (not) jurados, o que vocês viram de tão maravilhoso no desfile da Beija-Flor, ou o que vocês cochilaram e não viram no desfile da Tijuca e de outras mais?
Claro que a Beija-Flor tem seu mérito e fez um bom desfile, mas COM CERTEZA não entrou na Sapucaí para sair campeã.
Então queridos? Ficaram cegos pelo REI
Ah claro, assim fica muito fácil! Os carnavalescos não precisam mais se preocupar em enredos e fantasias inovadoras ou em se superar na Avenida, basta homenagear alguém importante que se leva o título para a casa.
Chato, muito chato isso!
Que tal, probir que as escolas homenageiem alguém?
Ou então, que tal fazer um julgamento justo, sem qualquer influência?
Acho que seria ótimo! #Dica
P.S.1: Quero que entendam que acho que TODOS os desfiles lindos e maravilhosos, só por levar em conta o trabalho que os carnavalescos e integrantes das escolas tem em montar mais de 3,5 mil fantasias e confeccionar aqueles carros alegóricos enormes. Mas num contexto onde temos que escolher o melhor, devemos usar o lado crítico e saber distinguir qual o "mais maravilhoso"; seria até um impropério citar que alguma escola apresentou um desfile feio ou desarmonioso.

P.S.2: Desculpem, não coloquei fotos do desfile da Campeã, porque realmente achei as outras mais interessantes, se quiserem conferir, o site do G1 tem a cobertura completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Obrigada pela visita!