terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Be VERY careful


Estava procurando notícias sobre os desmoronamentos que estão acontecendo na região serrana do Rio de Janeiro, quando li uma notícia dizendo que o apresentador Luciano Huck teria criticado a presidente Dilma Rousseff em seu twitter, pedindo que ela investisse mais na Defesa Civil para que fosse possível previnir e evitar tantas perdas em casos como o do Rio.

Foi então que me lembrei daquele episódio que ocorreu logo após as eleições que consagraram a candidata Dilma ao cargo de presidente do país; uma enxurrada de posts preconceituosos no twitter, que falavam mal dos nordestinos, responsabilizando-os pela vitória de Dilma. Toda a celeuma foi iniciativa de uma universitária paulistana que, querendo fazer uma crítica, não teve a mesma cautela do apresentador e foi extremamente grosseira e radical. Ela teve seu perfil apagado da rede social e será responsabilizada judicialmente por tudo o que escreveu em sua página, sem esquecer de todos os demais usuários que entraram na onda da moça e dispararam comentários racistas contra os habitantes da região.

Bem, esse relato veio apenas para alertar que "todo o cuidado é pouco" quando se fala em redes sociais. O twitter, facebook, orkut, ou até mesmo blog são meios de comunicação e o que escrevemos neles é PÚBLICO. Claro, que estamos em um país livre onde se tem liberdade para escrever e falar tudo o que se pensa, porém nunca esquecendo do bom senso e do respeito que devemos ao próximo. Não podemos confundir liberdade de expressão com falta de respeito!

Para evitar qualquer tipo de problema a dica é evitar posts muito críticos, ou se eles existirem, que sejam lidos e relidos diversas vezes para que não haja chance de serem mal interpretados e confundidos com qualquer tipo de ofensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Obrigada pela visita!